Telmo Correia questiona critério de escolha de Mamadou Ba para grupo de trabalho de combate ao racismo
Quinta, 14 Janeiro 2021 16:10    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

telmo correia publico 2020Numa pergunta dirigida à Ministra de Estado e da Presidência, o deputado do CDS Telmo Correia questiona que critério levou à escolha de Mamadou Ba para integrar o Grupo de Trabalho para a Prevenção e o Combate ao Racismo e à Discriminação.

Recordando declarações anteriormente proferidas por Mamadou Ba – como a expressão insultuosa «a bosta da bófia» ou o apelo mais recente à «morte do homem branco» –, Telmo Correia questiona também se a ministra não considera que as declarações referidas são inaceitáveis por quem tem por obrigação a “Prevenção e o Combate ao Racismo e à Discriminação”.

Telmo Correia considera que não é compreensível que Mamadou Ba possa fazer parte de um Grupo de Trabalho para a prevenção e combate ao racismo, pois tem a postura oposta à que se espera de uma política moderada, conciliadora e tolerante.

«Mamadou Ba ficou conhecido por utilizar, a propósito de uma intervenção policial em prol da ordem pública, a expressão insultuosa «a bosta da bófia», lesiva da consideração e respeito que merecem as forças de segurança, e, igualmente por ter posto a circular um vídeo recente, no qual apela à «morte do homem branco». Uma expressão, em si mesma, racista.», refere o líder parlamentar do CDS.

Foi publicado no Diário da República, II Série, n.º 5, de 8 de janeiro p.p., o Despacho n.º 309-A/2021, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que “Procede à criação do Grupo de Trabalho para a Prevenção e o Combate ao Racismo e à Discriminação”, com a missão de apresentar ao membro do Governo com a área da Cidadania e da Igualdade um relatório com contributos e recomendações para as políticas públicas em matéria de prevenção e combate ao racismo e à discriminação racial. Constata-se a inclusão, neste grupo de trabalho, do dirigente do SOS Racismo e também assessor do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, Mamadou Ba.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro