CDS quer saber se MAI se autorizou nomeação de ex-diretora do SEF
Terça, 02 Fevereiro 2021 19:51    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Telmo-Correia CDS PPO CDS perguntou hoje ao Governo se autorizou a nomeação da ex-diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Cristina Gatões, para um grupo de trabalho que vai fazer a remodelação dos 'vistos gold'.

Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, a ex-diretora do SEF terá sido nomeada para assessorar a reestruturação do regime de 'vistos gold', citando um despacho interno do organismo de acordo com o qual a nomeação visa "analisar soluções que assegurem maior eficácia no âmbito da permanência em Portugal dos titulares de residência para atividade de investimento".

A antiga responsável máxima do SEF demitiu-se em dezembro na sequência da polémica com o homicídio do ucraniano Ihor Homeniuk no aeroporto de Lisboa em março de 2020.

Numa pergunta endereçada hoje ao ministro da Administração Interna, através do parlamento, o grupo parlamentar centrista quer saber se Eduardo Cabrita tem conhecimento desta nomeação e se a autorizou, e pergunta também "qual é a justificação para a nomeação como assessora da direção do SEF, de uma ex-diretora deste serviço de segurança que se demitiu pelos maus serviços prestados ao SEF e ao país".

O CDS recorda ainda que em meados de dezembro, numa audição parlamentar na comissão de Assuntos Constitucionais, o ministro da Administração Interna tinha afirmado que Cristina Gatões não reunia "condições para liderar o SEF no quadro da reestruturação profunda que será desenvolvida neste organismo".

Na iniciativa, assinada pelo líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia, questiona-se se o Governo reserva "algumas funções para a dirigente Cristina Gatões na nova estrutura do SEF e também "que contributo válido pode dar" a atual direção do SEF "uma dirigente que não tem lugar na nova estrutura".

 

Fonte: Notícias ao Minuto/Lusa

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro