CDS saúda António Casalinho pela conquista do internacionalmente prestigiado Prix de Lausanne
Terça, 09 Fevereiro 2021 18:17    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

antonio casalinho ISHO Grupo Parlamentar do CDS deu entrada de um Voto de Saudação a António Casalinho pela conquista do internacionalmente prestigiado Prix de Lausanne.

No passado dia 6 o bailarino português António Casalinho venceu o Prix de Lausanne, na Suíça.

Na 49.ª edição deste prestigiado concurso internacional de ballet clássico e dança contemporânea, António Casalinho venceu o Prémio de Interpretação Contemporânea e uma bolsa de estudos que lhe assegura um contrato numa escola ou companhia de bailado profissional à sua escolha, de entre as parceiras do Prix de Lausanne.

Com apenas 17 anos de idade, António Casalinho conseguiu já o extraordinário feito de ter vencido quatro dos principais concursos de dança do mundo.

Entre os vários prémios que já conquistou destaca-se o Grande Prémio do BIBCC – Beijing International Ballet and Choreography Competition, em 2019; o Varna International Ballet Competition 2018, na Bulgária – o mais antigo concurso de ballet do mundo -, vencendo a medalha de ouro na categoria de Juniores, o prémio de bailarino mais jovem e promissor e o Grand Prix Varna 2018; em 2016, nos EUA, venceu o prémio Youth America Grand Prix, na categoria de Juniores; e em 2014, em Paris, já tinha vencido o Hope Award-Grand Prix como melhor bailarino do concurso.

António Casalinho tornou-se conhecido do público português quando, em 2017, com 13 anos de idade, ganhou o programa de talentos “Got Talent Portugal”, transmitido na RTP1.

Aos 8 anos de idade, António Casalinho já sabia que o bailado era a sua vocação e seria o seu destino. Com esforço e dedicação tem, desde então, estudado no também prestigiado Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Leiria, que conseguiu levar à final da edição deste ano do Prix de Lausanne três dos seus bailarinos.

Com um percurso profissional meritório e uma promissória carreira à sua frente, António Casalinho tornou-se no primeiro português, em representação de uma escola portuguesa, a vencer este tão importante prémio internacional.

Representa o mais puro reconhecimento do valor, do mérito e dos extraordinários talentos que o nosso País tem e que, para nosso orgulho, transportam além-fronteiras o nome de Portugal.

Assim, a Assembleia da República saúda e felicita António Casalinho pela conquista do Prix de Lausanne e enaltece o papel determinante que o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez tem desempenhado na formação de bailarinos profissionais.

 

Foto: © Isabel Santiago

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Pedro Morais Soares

Círculo Eleitoral Lisboa