Telmo Correia quer que Portugal adote definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto
Segunda, 15 Fevereiro 2021 15:37    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

antissemitismoO deputado e líder parlamentar do CDS, Telmo Correia, questionou o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros no sentido de saber se, tendo Portugal sido uma presença ativa no seio da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), não entende ser relevante que venha a adotar a definição prática de antissemitismo desta organização, e, se sim, quando.

Nos últimos anos um pouco por todo o mundo e um modo particular em alguns países europeus temos assistido ao recrudescimento do antissemitismo. Facto condenado e denunciado por personalidades com a relevância, por exemplo, do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Este preconceito e o consequente sentimento de ódio contra os judeus tem encontrado expressão em atos e em discursos de extremistas políticos ou fanáticos religiosos.

Para ajudar no combate a este preconceito foi fundada, pelo ex-primeiro-ministro sueco Göran Persson, em 1998, a IHRA, que tem como objetivos fortalecer, avançar e promover a educação, pesquisa e lembrança do Holocausto.

Atualmente a IHRA é composta por 34 países membros, de entre os quais Portugal, um país de ligação e sete países observadores.

Em maio de 2016 a IHRA adotou como definição prática de antissemitismo: «O antissemitismo é uma determinada perceção dos judeus, que se pode exprimir como ódio em relação aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientados contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas».

Do conhecimento que o CDS tem, Portugal, não obstante ser um dos países membros da IHRA, ainda não adotou esta definição, facto que, no nosso entendimento, deveria ser efetivado.

 

Foto: © DR

 

 

 

 

 

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro