Requerimento para audição urgente do CRUP e do CCISP sobre ensino à distância no corrente ano letivo | ||||
|
No requerimento dirigido ao presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, a deputada Ana Rita Bessa refere que o GP/CDS tem recebido várias questões e pedidos de intervenção sobre estas matérias. A deputada do CDS recorda que pelo segundo ano letivo consecutivo, o ensino superior vê forçada a migração para o ensino à distância para evitar a propagação da COVID-19, e que há quase um ano que as salas de aulas, os laboratórios e os anfiteatros das universidades e institutos politécnicos estão praticamente vazios, e muitos estudantes não têm as condições adequadas para acompanhar as aulas e garantir o retorno do seu esforço ou investimento. Por outro lado, o ensino à distância inibe a verdadeira experiência de vida no “campus”, o convívio entre estudantes, a criação de redes e contactos para o futuro e, muito importante, dificulta o confronto de ideias e a discussão, essenciais para a apropriação e consolidação do conhecimento. Tal como aconteceu no ano letivo passado, os calendários letivos – e épocas de exames – podem vir a ser prolongados, sobretudo no caso dos cursos que têm uma vertente mais prática ou exigem a realização de estágios. Perante esta realidade, e pese embora o esforço de adaptação das instituições de ensino superior, as universidades e os politécnicos terão um conjunto de decisões a ponderar, designadamente: . quanto ao combate ao abandono escolar; . quanto à avaliação dos alunos, para garantir o seu valor e justiça; . quanto à avaliação dos docentes, tendo em conta que, em alguns casos, o seu tempo terá sido empregue na dimensão pedagógica do ensino a distância e menos na componente de investigação; e . quanto ao prazo dos contratos a termos de docentes em atividade no segundo semestre.
|