Quando vai ser nomeada a nova Comissão Nacional de Cuidados Paliativos?
Quinta, 01 Abril 2021 12:33    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ana rita bessa capital ISHNuma pergunta dirigida à ministra da Saúde, a deputada do CDS Ana Rita Bessa quer saber, afirmando o Governo que os cuidados paliativos são uma área prioritária, como justifica que o país esteja há quatro meses sem a Comissão que coordena a Rede Nacional de Cuidados Paliativos e que cria os planos estratégicos desta área, e quando vai ser nomeada a nova Comissão Nacional de Cuidados Paliativos.

Desde o final de 2020 que não há Comissão Nacional de Cuidados Paliativos nomeada o que, manifestamente, compromete o desenvolvimento desta que é uma área prioritária.

A anterior Comissão Nacional elaborou dois planos estratégicos – cujas metas ficaram a grande distância de ser alcançadas. Urge, pois, que seja nomeada a nova Comissão Nacional de Cuidados Paliativos para que se possa ter um novo impulso em benefício dos doentes que precisam destes cuidados, e as suas famílias.

Relembramos que a cobertura universal de cuidados paliativos no nosso país está longe de estar alcançada, com profundas assimetrias, quer ao nível geográfico, quer ao nível de tipologias de cuidado.

O CDS-PP tem vindo a apresentar diversas iniciativas legislativas relativas aos cuidados paliativos e à prioridade que considera que tem de ser dada a esta área. Neste sentido, não podemos pactuar silenciosamente com este “atraso” do Governo que compromete o acesso de milhares de pessoas a cuidados de saúde especializados e diferenciados.

Face ao exposto, e dada a gravidade do que está em causa, o Grupo Parlamentar CDS-PP considera ser imprescindível obter esclarecimentos urgentes da parte da SMinistra da Saúde.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Pedro Morais Soares

Círculo Eleitoral Lisboa